IGOR MARTINS
Oi, meu nome é Igor Martins, tenho 21 anos e estou no meu primeiro semestre do curso de rádio, TV e internet. Durante uma das aulas de teoria da comunicação, a professora propôs que cada aluno relacionasse uma das teorias com alguma história pessoal. O conceito escolhido por mim se chama espiral do silêncio. A espiral do silêncio é quando muitas vezes deixamos de emitir uma opinião contrária da maioria das pessoas por conta de medo.
A espiral pode estar presente em qualquer ambiente de socialização do nosso dia a dia. Pode acontecer na faculdade, trabalho, escola, festas e até mesmo em nossas casas.
A teoria foi escolhida por mim porque muitas vezes eu já me vi nesse cenário de preferir não opinar por conta de medo, receio ou exclusão social. Por ser uma pessoa muito tímida, eu sinto que a espiral está presente comigo desde a minha infância até os dias de hoje.
Um dos ambientes que sinto isso fortemente acontecendo é em meu local de trabalho, onde tenho dificuldade em me expressar sobre as menores coisas até as maiores, seja opinar sobre o que vamos tomar de café, comentar sobre um filme que todo mundo gostou, menos eu e até mesmo posicionamentos políticos.
Outro motivo pelo qual eu escolhi a teoria foi porque eu acredito que discutindo, falando, debatendo sobre esse assunto, eu consiga sair dessa espiral e ter uma comunicação mais ampla e clara. Mesmo com alguns anos de curso pela frente, sinto que o próprio projeto já me ajudou em algumas questões, eu como voz principal no audiodrama foi uma situação assustadora, mas que no final teve um resultado bacana e eu consegui me sentir mais confortável e otimista pelo futuro.